De Folha.com
Cerca de 1,5 milhão de pessoas são esperadas neste domingo na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, para a comemoração da 16ª Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). O evento começa a partir das 13h.
Os organizadores pedem que os participantes se vistam de branco, como forma de protesto contra a violência cometida contra homossexuais.
Com o tema "Somos Todos Iguais Perante a Paz - Toda Forma de Violência Deve Ser Crime", a parada terá 15 trios elétricos.
No local, haverá tendas que distribuirão cerca de meio milhão de camisinhas, além de sachês de gel lubrificante, camisinha feminina e materiais informativos sobre cidadania e doenças sexualmente transmissíveis. Em uma delas, será oferecida gratuitamente a vacinação contra hepatite B.
O Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e Direitos Homoafetivos da Defensoria Pública do Estado colocará à disposição dos participantes um ônibus que emitirá segunda via de documento de identidade, prestará orientação jurídica e dará ofícios de gratuidade de união estável homoafetiva. Ele ficará em frente ao hotel Windsor, na esquina da avenida Atlântica com a rua Sá Ferreira, das 10h às 15h.
Além dos 350 guardas municipais e 450 policiais militares que deverão participar do esquema de segurança, o Grupo Arco-Íris --organizador da parada--, ainda contratou 380 seguranças privados.
INTERDIÇÃO
Os organizadores pedem que os participantes deem preferência aos transportes públicos utilizando o metrô e descendo nas estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Canta Galo ou usando ônibus para chegar ao local da festa.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) do Rio, as interdições vão ocorrer na avenida Atlântica, entre as ruas Francisco Otaviano e Francisco Sá e na rua Francisco Otaviano, entre a avenida Nossa Senhora de Copacabana e a avenida Atlântica.
O horário da faixa reversível da avenida Atlântica será prorrogado até 21h (término do evento). Os ônibus de excursão não poderão entrar em Copacabana. Eles deverão estacionar no entorno do Centro Administrativo da prefeitura, na Cidade Nova, no centro da cidade, e as pessoas devem ir de metrô até o evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário