Páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Parlamento Portugues saúda luta contra a homofobia


O Parlamento saudou hoje a comemoração do dia internacional da luta contra a homofobia e transfobia numa declaração unanime em que louva "todas as pessoas e movimentos" que em Portugal e no mundo procuram erradicar a discriminação.

A saudação foi apresentada pelo PS e aprovada por unanimidade pela Assembleia da República.

"A Assembleia da República saúda a comemoração do dia internacional de luta contra a homofobia e transfobia e a determinação de todas as pessoas e movimentos da sociedade civil que em Portugal e à escala global procuram assegurar a erradicação da discriminação", lê-se na saudação.

A declaração do Parlamento lembra "os pontos do globo em que a homossexualidade é ainda criminalizada e objeto de repressão pelos Estados, não sendo sequer permitido celebrar publicamente o dia 17 de maio".
O dia 17 de maio é celebrado em todo o mundo, reconhecido oficialmente por estados e pela União Europeia como a data "em que se assinala o longo percurso do combate à discriminação homofóbica e transfóbica e a luta pelo reconhecimento de direitos face à lei".

O dia recorda o momento em que, em 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças, "derrubando uma barreira simultaneamente real e simbólica de preconceito homofóbico", assinala a saudação do Parlamento.


Diário de Noticias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário