Eu não podia começar de forma diferente... O Black Sabbath (Com Ozzy no vocal, Tony Iommi na guitarra, Butler no Baixo e Bill Ward na Bateria) com seu primeiro álbum homônimo chamou a atenção com uma pegada mais pesada e sombria, algo que soava como “das trevas”, e fez nascer o que hoje denominamos Heavy Metal. Se temos Heavy Metal hoje, muito se deve a esse álbum. O disco é sombrio no geral, quer pelas letras, quer pela levada do som ou ainda pela capa, muito bem produzida, com uma mulher assustadora em frente a uma casa sombria.
Bom, o álbum começa com a pancada Black Sabbath - que leva o nome da banda e do álbum, essa musica é em sua grande maioria lenta (aumentando de velocidade somente no solo), a letra fala sobre uma pessoa que foi “a escolhida” pelo satã, e está sendo perseguida... Em seguida vem The Wizard, é uma musica muito boa, começando com a gaita que vem no inicio e depois entra em sintonia com a guitarra de Tony, o baixo de Butler e com a bateria de Bill, até vir a voz de Ozzy com “Misty morning, clouds in the sky” (“Manhã nublada, nuvens no céu”), é incrivel como a voz do Mr. Ousborne se encaixa no som.
Na sequência temos Behind the Wall of Sleep, a letra mais bela do álbum, a meu ver, “Precious cups within the flower, deadly petals with, strange power faces shine a deadly smile back up on you at your trial” (“Copas preciosas no interior da flor, Pétalas mortais com estranho poder, brilha nos rostos um sorriso mortal, apóia você na sua tentativa”) esses versos são brilhantes. Depois vem N.I.B., com um belo riff inicial, a melhor musica do album, combina pegada, velocidade, letra e o Ozzy canta como nunca... E ainda de quebra vem os melhores versos do album “My name is Lucifer, please take my hand” (“Meu nome é Lucifer, por favor segura minha mão”), esse ar sombrio revolucionou o rock daquela epoca, que vinha no ostracismo dos Hippies na onda “paz e amor”, o Black Sabbath quebrou barreiras com isso.
Na sequencia vem Evil Woman, que ao contrario do que muitos pensam não foi escritos pelos garotos de Birmighan, mas sim de uma banda americana chamada Crow, o Sabbath fez cover no mesmo ano de seu lançamento (1969, para os desinformados). É uma musica com um refraão bastante marcante “Evil Woman, Don’t play your games with me” (“Mulher má, não faça seus joguinhos comigo”). A penultima musica do album é Sleeping Village, é uma musica muito curta em letra são apenas alguns versos e é em sua maioria lenta, mas é uma musica bastante contundente nos solos. A ultima canção do disco é Warning, que é uma musica extensa e muito trabalhada no sentido de instrumentação, solos intermináveis e muito contundente que ti dão vontade de fazer com guitarra imaginária e sair solando.
O album é um classico do heavy metal, foi o primeiro a ser denominado assim. Foi lançado no ano de 1970 e foi gravado na Inglaterra. Tinha Ozzy Oubourne nos vocais, Tony Iommi na guitarra, Geezer Butler no baixo e Bill Ward na Bateria. Espero que tenham gostado e até a proxima.
Por Willian Lessa
Para Baixar esse Album Clique na Imagem