Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Homenagem a Mãe Menininha

 Mãe Menininha do Gantois



Maria Escolástica da Conceição Nazaré, mais conhecida como Mãe Menininha do Gantois, nascida em Salvador na Bahia, foi uma Iyálorixá filha de Oxum.
Nasceu em 10 de fevereiro de 1894, dia de Santa Escolástica, na Rua da Assembléia, entre a Rua do Tira Chapéu e a Rua da Ajuda, no Centro Histórico de Salvador, Mãe Menininha teve como pais Joaquim e Maria da Glória.

Biografia

Nasceu em 10 de fevereiro de 1894, dia de Santa Escolástica, na Rua da Assembléia, entre a Rua do Tira Chapéu e a Rua da Ajuda, no Centro Histórico de Salvador, Mãe Menininha teve como pais Joaquim e Maria da Glória.
Foi a quarta Iyálorixá do Terreiro do Gantois e a mais famosa de todas as Iyálorixá brasileiras. Sucessora de sua mãe, Maria da Glória Nazareth, foi sucedida por sua filha, Mãe Cleusa Millet.
Descendente de escravos africanos, ainda criança foi escolhida para ser Iyálorixá do terreiro Ilê Iyá Omi Axé Iyamassê, fundado em 1849 por sua bisavó, Maria Júlia da Conceição Nazaré, cujos pais eram originários de Agbeokuta, sudoeste da Nigéria.
O terreiro, que inicialmente funcionava na Barroquinha, na zona central de Salvador, foi posteriormente, foi transferido para o bairro da Federação, instalando-se em terreno arrendado aos Gantois - família de traficantes de escravos e proprietários de terras de origem belga - pelo cônjuge de Maria Júlia, o negro alforriado Francisco Nazareth de Eta.Situado num lugar alto e cercado por um bosque, o local de difícil acesso era bem conveniente numa época em que o candomblé era perseguido pelas forças da ordem. Geralmente, os rituais terminavam subitamente com a chegada da polícia.
Maria Escolástica foi apelidada Menininha, talvez por seu aspecto franzino. “Não sei quem pôs em mim o nome de Menininha… Minha infância não tem muito o que contar… Agora, dançava o candomblé com todos desde os seis anos”.
Foi iniciada no culto dos orixás de Keto aos 8 anos de idade por sua tia-avó e madrinha de batismo, Pulchéria Maria da Conceição (Mãe Pulchéria), chamada Kekerê - em referência à sua posição hierárquica, Iyá kekerê (Mãe pequena). Menininha seria sua sucessora na função de Iyalorixá do Gantois. Com a morte repentina de Mãe Pulchéria, em 1918, o processo de sucessão foi acelerado. Por um curto período, enquanto a jovem se preparava para assumir o cargo, sua mãe biológica, Maria da Glória Nazareth, permaneceu à frente do Gantois.
"Minha avó, minha tia e os chefes da casa diziam que eu tinha que servir. Eu não podia dizer que não, mas tinha um medo horroroso da missão (...): passar a vida inteira inteira ouvindo relatos de aflições e ter que ficar calada, guardar tudo para mim, procurar a meditação dos encantados para acabar com o sofrimento." 
Em 1922, através do jogo de búzios, os orixás Oxóssi, Xangô, Oxum e Obaluaiyê confirmaram a escolha de Menininha, então com 28 anos. Em 18 de fevereiro daquele ano, ela assume definitivamente o terreiro. "Quando os orixás me escolheram eu não recusei, mas balancei muito para aceitar", contava.
A partir da década de 1930, a perseguição ao candomblé vai arrefecendo, mas uma Lei de Jogos e Costumes, condicionava a realização de rituais à autorização policial, além de limitar o horário de término dos cultos às 22 horas. Mãe Menininha foi uma das principais articuladoras do término das restrições e proibições. "Isso é uma tradição ancestral, doutor", ponderava a ialorixá diante do chefe da Delegacia de Jogos e Costumes. "Venha dar uma olhadinha o senhor também."
Mãe Menininha abriu as portas do Gantois aos brancos e católicos - uma abertura que, em muitos terreiros, ainda é vista com certo estranhamento. Mas afinal, a Lei de Jogos e Costumes foi extinta em meados dos anos 1970. "Como um bispo progressista na Igreja Católica, Menininha modernizou o candomblé sem permitir que ele se transformasse num espetáculo para turistas", analisa o professor Cid Teixeira, da Universidade Federal da Bahia.
Nunca deixou de assistir à missa e até convenceu os bispos da Bahia a permitir a entrada nas igrejas de mulheres, inclusive ela, vestidas com as roupas tradicionais do candomblé.
Aos 29 anos, Menininha casou-se com o advogado Álvaro MacDowell de Oliveira, descendente de escoceses. Com ele teve duas filhas, Cleusa e Carmem. “Meu marido, quando me conheceu, sabia que eu era do candomblé… A gente viveu em paz porque ele passou a gostar de Candomblé. Mas, quando fui feita Iyalorixá, passamos a morar separados. No meu terreiro, eu e minhas filhas. Marido não. Elas nasceram aqui mesmo”. 
Mãe Menininha do Gantois faleceu de causas naturais, aos 92 anos de idade.

Mãe Menininha do Gantois por Dorival Caymmi

Ai minha mãe
Minha Mãe Menininha
Ai minha mãe
Menininha do Gantois

A estrela mais linda, hein? Tá no Gantois
E o sol mais brilhante, hein? Tá no Gantois
A beleza do mundo, hein? Tá no Gantois
E a mão da doçura, hein? Tá no Gantois
O consolo da gente, hein? Tá no Gantois
E a Oxum mais bonita, hein? Tá no Gantois

Olorum quem mandou
Essa filha de Oxum
Tomar conta da gente
E de tudo que há
Olorum quem mandou ô ô
Ora iê iê ô...
Ora iê iê ô...

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Casais Homossexuais poderão declarar companheiro no Imposto de Renda

 A partir deste ano, casais homossexuais podem incluir companheiros como dependentes


Os casais homossexuais que vivem na condição de união estável têm direito de declarar seus parceiros como dependentes no Imposto de Renda (IR) a partir deste ano.

As regras devem ser as mesmas estabelecidas para casais heterossexuais com união estável, que são: ter filho em comum ou uma relação estável há mais de cinco anos. Ao declarar o Imposto de Renda, o contribuinte só precisará sua condição de união estável se for convocado pela Receita Federal. A declaração conjunta apenas é vantajosa quando um dos dois não trabalha ou possui renda inferior às despesas do casal.
 
Até 2010, apenas companheiros do sexo oposto podiam ser enquadrados como dependentes nas declarações. A Receita Federal permitiu, no entanto, no ano passado, que os contribuintes alterassem declarações dos cinco anos anteriores incluindo o companheiro gay. Para isso, era preciso preencher declarações retificadoras.

A permissão que passa a valer em 2011 foi oficializada pela portaria 513 do Ministério da Previdência, publicada no Diário Oficial da União em dezembro do ano passado.

A medida foi resultado de um parecer aprovado no ano passado, criado após uma funcionária pública ter solicitado a inclusão de sua parceira como dependente no Imposto de Renda. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional aceitou a inclusão, o que abriu um precedente à nova medida.
O prazo para as declarações começa em 1º de março. 
 
Fonte: IG

Vale a pena ver mais uma vez: Beijo entre Marcos Mion e Cazé

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Mundo não é cor de rosa!

Pessoal eu odeio essa mania que gay tem de achar que o mundo é gay. Navegando pela universo da internet encontrei uma foto(montagem) onde dizia que o Filho de Emilio Surita, âncora do Pânico na Tv, Eduardo Surita mais conhecido como Dudu Surita. Eu não conheço esse garoto, não tenho nenhum contato com ele, não conheço o trabalho dele, as unicas informações que eu sei a respeito desse garoto é que ele é filho do Lider do Programa Pânico na Tv e que ele é um dos colirios da Capricho.


Isso é no minino uma brincadeira sem graça alguma, são por atitudes como essa que a comunidade GLBT não é levada a sério. Eu acho que ele não seja. Se ele fosse teria meu apoio, mas ainda assim não aceitaria esse tipo de coisa, acho que a pessoa se assume quando ela se sentir pronta, e se ela quiser, acho que não seja o caso do Eduardo Surita.
Odeio essas pessoas que saem espalhando boatos sobre sub celebridades, difamando e denegrindo a imagem dessas pessoas publicas. Pessoal respeito e boa educação vem de berço, Deus deu uma vida para cada um, então cada um que cuide da sua!
Fica registrado aqui o meu descontentamento em relação à esse  mal hábito dos boatos, calunias, e das "verdades" irreais.

Criticas: henrique.xy@hotmail.com.br

O Beijo "encantado" de Harry Potter

Vejam o Beijo "Encantado" de Harry Potter

 


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Frase de hoje

"Cuidado com o leite.. Leite é que nem puta, virou os 'oios' derrama"

(Francisco Ruffino da Silva)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CineGay: Poco più di un anno fa



Poco più di un anno fa - 2003
(O diario de um Ator Porno)




 
Sinopse: Em 2014, equipe de TV faz documentário sobre Riccardo Soldani - ou Ricky Kandisky, famoso astro do cinema pornô gay que foi encontrado morto em um quarto de hotel 14 anos antes.

Direção: Marco Filiberti
Gênero: Drama/Biografia
Roteiro: Marco Filiberti
Idioma: Italiano
Legenda: Português/BR
Origem: Itália
Duração: 105 minutos
Nota do Blog: 8.3 
Outras informações: Participou da mostra Panorama do Festival de Berlim/2003.

CineGay: Prom Queen - 28/01

Prom Queen: The Marc Hall Story - 2004
(Rainha do Baile)

O filme é baseado em fatos reais, o caso aconteceu na cidade de Toronto no Canadá no ano de 2002.



Sinopse: Prom Queen conta a história real ocorrida a Marc Hall, em 2002, que foi aos tribunais de Toronto pela recusa da sua escola católica de permitir que ele fosse acompanhado do seu namorado na formatura final do seu curso,um filme que fala de amizade e de direitos do ser humano,mistura comédia,drama e romance mais e capaz de encantar a todos..vale a pena conferir...

Direção: John L'Ecuyer
Gênero: Drama
Roteiro: Michael Mac Lennan
Idioma: Inglês
Legenda: Português/BR
Origem:Canadá
Duração: 92 minutos
Nota do Blog: 9.2

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Deputado diz que 'nenhum pai quer ter um filho gay'

Rodolfo Stuckert / Ag. Câmara
O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) disse que uma das prioridades do início de seu mandato será combater a distribuição de um kit elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) para orientar alunos das escolas públicas sobre o preconceito contra homossexuais. Segundo o deputado, o kit apresenta material audiovisual com conteúdo impróprio para crianças e adolescentes, pois "estimula o homossexualismo, e nenhum pai quer ter um filho gay".

Bolsonaro disse que pretende convocar o ministro da Educação para dar explicações sobre o kit. O deputado também disse que vai continuar votando com independência em temas como controle da natalidade, redução da maioridade penal e não demarcação de terras indígenas.

Perfil

Militar e professor de Educação Física, Jair Bolsonaro está em seu sexto mandato de deputado federal. Na Câmara, o parlamentar já atuou nas comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Direitos Humanos e Minorias; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Trabalho, Administração e Serviço Público.

Bolsonaro é autor de diversas declarações polêmicas. Em 2010, por exemplo, o deputado disse ser a favor de surras em crianças e adolescentes para não se tornarem homossexuais. Em 2000, ele defendeu a utilização da tortura em casos de tráfico de droga e sequestro e a execução sumária em casos de crime premeditado.
 
Fonte: Bonde


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Anti-Gay é candidato à Câmara dos Deputados



O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ), famoso por suas declarações contra qualquer iniciativa pró-LGBT, é candidato à presidência da Câmara. Nesta terça-feira (01), ao defender a sua candidatura, o parlamentar fez severas críticas ao kit anti-homofobia do Ministério da Educação.

Para o deputado, o kit ao invés de combater a homofobia no âmbito escolar tem como intuito "estimular o homossexualismo (sic) e a promiscuidade". O candidato disse que a Casa precisa impedir que o governo Dilma Rousseff (PT) "leve esse tema [homofobia e homossexualidade] aos jovens".

Bolsonaro disse ainda que a sua candidatura é para "tentar mudar alguma coisa". O deputado disputa a presidência da Casa com o candidato do Governo Federal Marco Maia (PT-RS), Sandro Mabel (PR-GO) e com o simpatizante à causa LGBT Chico Alencar (PSOL-RJ). O resultado deve sair ainda hoje.
Fonte: ACAPA

Pastor divulga vídeo homofóbico no youtube

O Pastor Luiz Lourenço de Sousa afirma que ¨os gays são abominações e queimarão no inferno¨

A imprensa nacional repercutiu na semana passada, a polêmica das orientações sexuais do pastor da cidade de Marizópolis, Luiz Lourenço de Sousa, mais conhecido como Pastor Poroca, que publicou um vídeo na internet contra os homossexuais.

O pastor que é conhecido no município e região por suas pregações polêmicas e também como “o homem que falou com Deus”, desta vez o religioso foi destaque nacional.

De acordo com a matéria publicada no portal “Cena G”, que é vinculado ao Portal UOL, Poroca está realizando um estudo entre a Bíblia Sagrada e a homossexualidade e divulgou através do Youtube o primeiro vídeo contendo parte de suas conclusões.

No vídeo o pastor critica à homossexualidade e diz: “os gays são abominações e queimarão no inferno”.

O religioso também critica o casal de pastores fundadores da Igreja Cristã Contemporânea do Rio de Janeiro, Marcos Gladstone e Fábio Inácio.

O site chega a apontar como engraçado e circense o discurso do pastor, que em dado momento diz no vídeo: 'Se tu é ladrão é perdoado, se é sapatona é perdoado, se é homossexual (sic) é perdoado. Mas se tu morrer assim será condenado'.

Confira a nova mesa Diretora do Senado:

Presidente: José Sarney (PMDB-AP)


1ª vice-presidência: Marta Suplicy (PT-SP)


2ª vice-presidência: Wilson Santiago (PMDB-PB)


1ª secretaria: Cícero Lucena (PSDB-PB)


2ª secretaria: João Ribeiro (PR-TO)


3ª secretaria: João Vicente Claudino (PTB-PI)


4ª secretaria: Ciro Nogueira (PP-PI) 


Jean Wyllys diz que seu mandato é "cercado de esperança"

 
 
 
Claudia Andrade
Direto de Brasília
Deputado federal eleito pelo Psol do Rio de Janeiro, o ex-BBB Jean Wyllys esteve na Câmara dos Deputados nesta segunda-feira e disse que seu mandato é "cercado de esperança". Segundo ele, por ser uma figura pública, tem recebido pedidos nas ruas para que faça o melhor pelo povo na Casa Legislativa. 

"Em geral, os políticos têm uma imagem muito negativa. Essa imagem tem que ser desconstruída para dar lugar a uma imagem mais positiva, mostrar que tem gente honesta, que trabalha pelo povo", ressaltou. 

O deputado, que tomará posse nesta terça, diz que terá como plataforma a defesa dos direitos humanos, do direito das mulheres e da liberdade civil, além de fiscalizar os recursos destinados para essas áreas. Questionado se já estava familiarizado com o que deve encontrar no dia a dia na Câmara, o ex-BBB disse que sim, principalmente no que se refere aos projetos que terá como foco. Negou, no entanto, estar emocionado em assumir o mandato. 

"Eu não tenho essas vaidades. Sou só um instrumento de representatividade popular. E quero uma participação grande da população no meu mandato", disse. 

Fonte: R7

BOMBA: Filha de Bush a favor de casamento gay



A filha do ex-presidente norte-americano, George W. Bush, é a favor do casamento entre homossexuais.
Barbara Bush, juntou-se a uma campanha da Human Rights Campaign a favor da união entre casais homossexuais.

Barbara dá a cara num vídeo promocional dizendo: "Sou nova-iorquina e Nova Iorque é a propósito da justiça e igualdade para todos, por isso acredito que todos devem ter o direito de casar com a pessoa que amam".

Ao defender a união gay, vai contra a posição defendida pelo seu pai. Partilha a mesma posição da mãe, Laura Bush, que tal como Dick Cheney, ex-vice-presidente de Bush, é uma defensora dos direitos dos homossexuais.

Enterrada atriz do primeiro beijo gay da TV brasileira



O corpo da atriz Geórgia Gomide foi enterrado às 17h deste sábado (29) no Cemitério da Consolação, em São Paulo. Antes disso, o corpo foi velado no hospital Beneficência Portuguesa, também na capital.
A atriz morreu na manhã de sabado, aos 73 anos, de infecção generalizada.

Geórgia Gomide atuou em mais de sessenta novelas, começando em 1963 na TV Tupi, e protagonizou o primeiro beijo gay da história da TV brasileira, no teleteatro Calúnia, no mesmo ano. 


Fonte: Gay1

Ficha Suja: João Paulo Cunha

João Paulo Cunha (Foto:Leonardo Prado/Agência  Câmara)

O deputado João Paulo Cunha do PT-São Paulo, eleito ao cargo de Deputado Federal com mais de 250mil votos é um dos cinquenta e nove deputados ficha suja que assumem o cargo hoje.

O deputado João Paulo Cunha (PT-SP) responde à ação penal 470, sobre o processo do mensalão, que chegou em 2007 ao Supremo Tribunal Federal (STF).

 O parlamentar não quis comentar a acusação.

A investigação apura denúncia de compra de votos de parlamentares e caixa 2. De acordo com a Procuradoria Geral da República, Cunha recebeu como propina R$ 50 mil em 2003. Ele responde pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e crime praticado por funcionário público contra a administração em geral.

Entre os fichas sujas que tomam posse hoje estão:

Paulo Maluf - PP/SP
Paulinho da Força - PDT/SP
Pedro Henry - PP/MT
Waldemar Costa Neto - PR/SP
Raimundo Macedo - PMDB/CE
Protógenes Queiroz - PCdoB/SP
Oziel Alves de Oliveira -PDT/BA
Anthony Garotinho - PR/RJ
Marco Tebaldi - PSDB/SC
Fernando Torres - DEM/BA

Veja a lista completa e o que cada um disse clicando aqui.

Fonte: G1